Projeto e Press Release

 Capibaribe, um Rio de Vida


                No próximo dia 24 de maio, sábado, decorrerá o Dia Mundial da Migração dos Peixes, um evento internacional que será celebrado em cerca de 200 cidades de 70 países do mundo inteiro. Esta iniciativa provém de várias entidades internacionais dedicadas ao estudo e conservação do meio ambiente visando a realização simultânea de diversas atividades associadas à sustentabilidade ecológica dos estuários e rios, nomeadamente em relação às dificuldades que os peixes têm de ultrapassar para completar os seus ciclos de vida em regiões antropizadas. Assim, várias universidades e entidades do terceiro setor estarão assumindo a organização desse evento nas suas respectivas localidades.
                Em Recife, o promotor inicial do Dia Mundial da Migração dos Peixes é a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Departamento de Pesca e Aquicultura, o qual se associou ao Instituto Oceanário de Pernambuco (IOPE) para produzir o evento intitulado "Capibaribe: um Rio de Vida. Peixe que Vive é Peixe que Migra". Este evento pretende promover a aproximação da população recifense dos problemas ambientais e socioeconômicos relacionados com a degradação dos rios e estuários pernambucanos e em particular do Rio Capibaribe, o cartão postal de nossa cidade.
                A atividade central do evento corresponde a uma migração simbólica de peixes que se estenderá pelo Capibaribe acima, tendo início no Marco Zero e término no Capibar, no bairro de Casa Forte. Durante este percurso vários barcos irão transportar modelos de peixes, e toda a população será convidada a se deslocar às margens do Capibaribe para assistir a essa migração. Os modelos de peixes serão construídos no dia do evento por estudantes da escolas da região no âmbito de uma oficina de arte plásticas com materiais reciclados, juntamente com ações de intervencionismo urbano da Rede ImaginautasWFMD, que será oferecida na Caixa Cultural, Marco Zero. Nesse encontro entre os recifenses e o seu principal rio, várias outras atividades estarão disponíveis e serão promovidas atividades socioeducativas e de conscientização ambiental, nomeadamente Ações de Educação Ambiental e Divulgação Científica, Passeios Educativos no Mangue, Peças de Teatro Ambiental, Oficinas de Artes, Instalação da Praia Fluvial do Capibaribe, StandUp Paddle, Mostra de Cinema Ambiental, entre outras. O evento conta com a participação colaborativa de várias instituições, entre as quais a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Recife, a Caixa Cultural, a Fundação Joaquim Nabuco, 
a Rede Imaginautas, Cultur@tivaUFPE, 
e o Espaço Ciência.

                As atividades terão início às 10:00 horas e se estenderão até às 16:00 horas, já no próximo sábado. O local de maior concentração de atividades será no Marco Zero e Paço Alfândega, mas outros locais junto às margens do Capibaribe estarão também oferecendo atividades (ex. Derby, Casa Forte). Toda a cidade está convidada a participar, para isso bastando aparecer. Para maiores informações sobre o evento, visite o site internacional do Dia Mundial da Migração dos Peixes (www.worldfishmigrationday.com), o blog informativo do evento específico em Recife (www.capibariberiodevida.blogspot.com.br) ou envie um email para: afonso.andre@gmail.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário