CinemAmbiental

Baixe Aqui o PDF da Programação de Cinema

Inserido no "Dia Mundial da Migração dos Peixes", o "Capibaribe: um Rio de Vida" pretende aproximar os recifenses dos problemas relacionados com a poluição e degradação do meio ambiente. Como parceiraa do evento, a COART–Coordenação de Artes Visuais e a FUNDAJ estarão projetando vários títulos que abraçam as temáticas socio-ambientais da região de Recife e do Brasil. Antes da Mostra, será possível assistir à passagem de uma migração simbólica de peixes que decorrerá nesse dia no Capibaribe. desde o Marco Zero até ao Capibar. O evento "Capibaribe: um Rio de Vida" conta ainda com várias oficinas e atividades no Marco Zero e Caixa Cultural, com início às 10:00! Venham conferir. Todas as atividades têm entrada franca.


PROGRAMAÇÃO:
Sala João Cardoso Ayres
Início às 15:00

Recife de dentro pra fora
(Recife; 1997), de Katia Meisel, com música de Geraldo Azevedo, Zé e Elba Ramalho. Documentário poético sobre o rio Capibaribe, a partir do poema “Cão sem Plumas”, de João Cabral de Melo Neto, a documentarista faz um passeio que expõe as diversas faces do rio, seu margeamento no mangue e as populações ribeirinhas e urbanas que ocupam seu entorno. Digital / Livre / 15 min.
---------------------------------------------
Capsula Verde 01 – Irmã Valéria, suas coxinhas e o rio
(Recife, 2008) Irmã Valéria, uma senhora que vende coxinhas no bairro dos Coelhos, Região Metropolitana do Recife. Todos os dias, muitos brasileiros e brasileiras jogam pelo ralo da cozinha o óleo utilizado na fritura de alimentos. O que poucos sabem é que este resíduo pode ser reciclado e transformado em combustível, sabão, desinfetante, ração animal entre outras coisas. Um litro de óleo queimado despejado na pia polui cerca de um milhão de litros de água. Irmã Valéria dá a dica do que você pode fazer com seu óleo usado. Digital / Livre / 3 min.
---------------------------------------------
Capibaribe
(Recife; 1981), de Fernando Spencer. Originalmente filmado em Super-8, também um passeio lírico pelas margens e populações que cerceavam o Capibaribe até o final dos anos setenta, possuí imagens marcantes das enchentes que assolaram a cidade à partir de 75. Digital / Livre / 6 min.
---------------------------------------------
Recife Frio
(Recife; 2009), de Kleber Mendonça Filho, com Andrés Schaffer, Lia de Itamaracá, Rodrigo Riszla, Yannick Ollivier. Ficção de forma documental que narra os acontecimentos posteriores à queda de um meteoro que transforma a paisagem de Recife ao descer em quase vinte graus a temperatura, o que causa inversões curiosas e pertinentes na lógicas dominantes. Vencedor de mais de quarenta prêmios. Digital / Livre / 24 min.
---------------------------------------------
Capsula Verde 11 – Thaís vai de barco pelo Capibaribe
(Recife, 2009) Thaís sabe que se fosse de carro ou ônibus, iria gastar um tempo danado nos engarrafamentos. Por esta razão, ela escolheu ir de barco e tem influenciado outros colegas a seguir o mesmo caminho. Além de ser mais rápido e de poder curtir a paisagem do Capibaribe, Thaís sabe que o barco é muito mais ecológico e convida outras pessoas que moram no bairro a fazer o mesmo.. Digital / Livre / 3 min.
---------------------------------------------
Sentado Beira do Rio
(Recife; 2008), de Daniel Castelo Branco e Arthur Carnavarro, música DJ Dolores. Vídeoclipe da música homônima de Fábio Trummer e Isaar realizado a partir de imagens da comunidade Beira Rio, situada às margens do rio Beberibe. Digital / Livre / 6 min.
---------------------------------------------
Peixe Pequeno
(Mato Grosso; 2010), de Vicente Carelli e Altair Paixão, com indígenas da comunidade Enawenê-Nawê. Documentário realizado pelo projeto Vídeo nas Aldeias, com imagens que apontam a contradição das condições políticas em que se encontram os descendentes da comunidade indígena Enawenê-Nawê, no estado do Mato Grosso, a partir de suas culturas de pesca, como elas se adaptam à proximidade com o traçado urbano e às condições ambiental do rio que abastece a comunidade. Digital / 14 anos / 3 min.
---------------------------------------------
Quando a Maré Encher
(Oscar Malta; 2006), de Oscar Malta. O documentário analisa a relação com o rio a partir de grupos de pescadores urbanos, a criatividade necessária para a sobrevivência da atividade e as identidades e laços produzidos dali e as transformações sofridas pelo rio ao entrar em contato com o espaço urbano. Digital / Livre / 31 min.
---------------------------------------------
Capsula Verde 19 – Cainã e sua CEU
(Recife, 2011) A C.E.U – Comunidade Ecológica Urbana, formada em dezembro de 2008, é apresentada por Cainã, um de seus residentes, como alternativa de modo de vida sustentável, com a missão de minimizar o dano causado pela ocupação urbana ao traçado natural. Digital / Livre / 3 min.
---------------------------------------------
Paisagem do Capibaribe
(Carol Merlo e Camila Stork; 2013), com Coletivo DALE. Intervenção inspirada no poema “Paisagem do Capibaribe” de João Cabral de Melo Neto, consiste numa inserção de uma escultura de barro às margens da ponte Maurício de Nassau, que corta o Capibaribe no centro da cidade do Recife. O barro modelado à mão se transforma em palavra. O rio que resveste o mangue se incorpora à paisagem. No âmago urbano uma ação. Confronto entre os limites cambiantes do que está à margem. Digital / Livre / 5 min.
---------------------------------------------
Yaõkwá, um patrimônio ameaçado
(Vicente Carelli, Fausto Campoli; 2009), com indígenas da comunidade Enawenê-Nawê. Yaõkwa é o ritual mais importante do povo indígena Enawenê Nawê, e envolve a chegada dos espíritos para um novo tempo de colheita. Aborda a intimidade da tribo com o rio Juruena no norte de Mato Grosso, seu sistema de represamento e pesca sustentavéis ameaçados, junto a seu território, por um complexo de hidrelétricas em construção na área. Digital / 16 anos / 54 min.


Coordenação e Produção: Bruna Pedroa e Diogo Marcos Testa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário